domingo, 13 de outubro de 2013

Para os pais #9 - Como ajudar em casa (parte 2)

Antes de ler este post, por favor leia a primeira parte, aqui.



Depois de ter feito os cartões com as palavras das frases do dossier, usar o mesmo material, com as mesmas dimensões, para construir as palavras das listas de palavras com tema (e, quando houver, também as das listas de palavras com caso de leitura).




Exemplo de frase com "café" e praia",
da lista de "lugares".

As palavras das listas enriquecem as frases que as crianças podem agora construir.







À esquerda estão três palavras que, por enquanto, não fazem parte do conteúdo do dossier. No entanto, já fazem parte do leque de palavras para utilizar no quadro de pregas, na sala de aula. Surgiram naturalmente, para formar frases a gosto das crianças. Apresento dois exemplos nas fotografias seguintes.





Exemplo 1.

Exemplo 2.

Para terminar, falta abordar a questão da arrumação das "peças"...

Uma caixa de manteiga, ou outra
 qualquer, com tampa, serve muito bem.

Por experiência, sei que é difícil (ou pode ser difícil), para a criança, encontrar as peças que procura no meio da caixa, ou mesmo no meio das peças espalhadas pela mesa, por isso dou mais uma sugestão: usar clips ou molas para unir as peças da mesma frase ou da mesma lista de palavras.

Bom trabalho! :-)

4 comentários:

  1. UPS! Reparei agora que já está a segunda parte aqui apresentada, e nós sem termos lido tivemos a mesma ideia!! Como a Francisca já estava cansada já não fizemos estas frases novas, fica preparado na caixa para irmos brincando!! :)
    Helena e Miguel (pais da Francisca Gouveia)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Treinar todos os dias (ou quase) um bocadinho trará resultados animadores, que por sua vez motivarão a Francisca para ir mais além. É uma "bola de neve" positiva! :-)
      Pilar

      Eliminar
  2. É bem verdade! Por cá vamos "brincando" com as palavras, construindo frases looogas (com muitos sitios visitados), frases curtas, frases tontas, acrescentando palavras novas quando fazem falta! São sempre momentos divertidos em familia!
    Paula e Nuno (pais do Rodrigo F.)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom! Fico muito contente por terem aproveitado a ideia, mesmo sendo o Rodrigo um leitor já bastante fluente.
      Pilar

      Eliminar

Este blogue é de uma turma de crianças.
Por favor faça comentários adequados.