segunda-feira, 21 de outubro de 2013

A frase da Beatriz

Na semana de 14  a 18 de outubro a frase trabalhada foi da Beatriz e, pela primeira vez, não se falou em ir ou ter ido a nenhum lado. ;-)


A maneira de explorar a frase foi semelhante à já descrita. As palavras "Eu" e "Beatriz" foram reconhecidas e lidas muito depressa. A palavra "um" também foi lida rapidamente, devido a termos visto, na Matemática, (pouco antes) como se escrevia "1" por "extenso" (expressão que não utilizei). Fiquei muito contente com a autora da descoberta.

Para lerem "quadro", apelei à leitura das etiquetas da sala e rapidamente alguém descobriu o que era. Em relação à palavra "pintei", foi necessário dar ajuda. Partindo de "quinta" (palavra da frase do Diogo, que escrevi no quadro), e passando por "pinta" (que escrevi por baixo), acabaram por conseguir ler "pintei". Não se pense é que foi facílimo passar de uma para a outra, porque não foi. A maioria das crianças da turma ainda não consegue subtrair um fonema e substituí-lo por outro (ou seja, neste caso, subtrair o som "k" de "quinta" e trocá-lo pelo som "p" de "pinta"). Aos poucos vamos avançando, cada um ao seu ritmo. Descobrir "pintei", depois de ler "pinta", foi mais fácil, indo à frase "Eu _________ um quadro".

Na parte de formar novas frases com os elementos das cinco, houve muito mais variedade. Eis um exemplo:


Relembro que também se podem formar frases misturando palavras das listas que estão no dossier, mas neste dia não houve tempo para isso.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Este blogue é de uma turma de crianças.
Por favor faça comentários adequados.