Para a concretização da ajuda que explicarei, precisarão de:
Material necessário |
1 caixa de cartão (de cereais ou de outra coisa)
1 régua
1 lápis de carvão
1 tesoura
canetas de feltro de cores diferentes
o dossier do(a) vosso(a) filho(a)
Descolar a caixa na lateral. Com a régua e o lápis, desenhar linhas com 1,5 cm de altura na parte interior da caixa (se for "a olho", é mais ou menos a espessura de um dedo). Eu posso enviar uma tira de cartão para servir de medida, a quem pedir (nesse caso, não precisarão de régua).
Recortar as tiras de cartão.
Com uma caneta de feltro, copiar, imitando o tipo de letra, a primeira frase do dossier.
Separar as palavras e o sinal de pontuação.
Proceder de igual modo para as restantes frases, como se vê na fotografia.
Com as palavras das quatro frases, já se pode escrever e ler muitas frases diferentes, como exemplificado na imagem.
A criança pode começar por reproduzir as frases do dossier, recorrendo a ele inicialmente e, mais tarde, sem olhar para o modelo. A seguir, o adulto pode pedir-lhe que pegue na palavra X, depois na palavra Y, etc. Pode trocar a ordem de duas palavras e pedir à criança que leia as palavras na sequência "maluca" em que ficaram. Pode misturar as palavras todas, colocá-las viradas para cima e "fazer um ditado" em que a criança seleciona os cartões com as palavras que vai ouvindo. Depois, a criança poderá copiar a frase para o caderno de escrita livre.
Algumas crianças estão prontas para desafios maiores, outras para desafios menores, mas todas beneficiarão de atividades como as que sugiro. Quanto mais mexerem e usarem os cartões com as palavras que estão no dossier, mais seguras as crianças se sentirão - com efeito positivo na sala de aula - e mais avançarão na leitura. É o trabalho de casa ideal e, se for sistemático, com resultados espantosos (falo por experiência própria, como mãe).
Para não alongar ainda mais este post, continuarei o assunto numa segunda parte.
Acabamos de fazer esta tarefa, em família!! Correu bem apesar de ainda haver muitas trocas. Vamos também escrever algumas das palavras da família e dos locais e guardar na caixa. Como os TPC foram feitos hoje de manhã, a Francisca já estava cansada das letras :).
ResponderEliminarObrigada pela ajuda.
Helena e Miguel (pais da Francisca Gouveia)
:-)
Eliminar