Esta semana a frase escolhida pertencia ao Luís.
Não foi uma frase difícil de ler, logo na primeira abordagem. O autor da frase conseguia lê-la toda, mas várias crianças conseguiam ler quase tudo, sem ajuda. Afinal de contas, tirando "joguei" e "futebol", eram palavras já vistas anteriormente.
A palavra "futebol" foi adivinhada depois de "joguei" ter sido lido. Quando perguntei à LO como é que tinha descoberto futebol, logo o LVe colocou uma hipótese: "Ela deve ter visto que a palavra começava por "fu", como "fui", e depois percebeu que devia ser futebol!". Mas não, a LO disse simplesmente que pensou que devia ser "futebol" depois de "Eu joguei ________".
Quando rodeei a palavra "irmãos", depois de o LP a ler, incluí o ponto final, de propósito, e perguntei à turma o que é que estava mal. Disseram-me: "A linha está torta", "A linha isto, a linha aquilo...". Até que o MP disse: "O ponto final devia estar fora da linha!".
É muito bom acompanhar estes processos de evolução, a descoberta das palavras, a lógica, as estratégias que cada um utiliza para atingir o mesmo fim - ler! Uma das descobertas mais fantasticas!
ResponderEliminarPaula e Nuno
Sem dúvida que é!
EliminarPilar