Lado esquerdo do quadro. |
Lado direito do quadro. |
A palavra "móvel" foi sugerida por uma aluna que olhou para a etiqueta "armário", viu lá um "ar" e "leu" o que achava que estava escrito... Nem por um momento parou para dizer "para dentro" a palavra "móvel" e perceber que não se "ouvia" nenhum "ar/er/ir/or/ur".
Depois da palavra "malmequer" é que veio a palavra "queque", nitidamente sob influência da parte "quer" de "malmequer".
As palavras "livro" e "trigo" tiveram origem, creio, numa confusão entre os sons "ro/or" e "ri/ir".
A palavra "lenço" foi dita por uma criança cuja língua materna não é português. Parecia-lhe que a palavra tinha o som "er" (suponho que em vez de "en").
Para as restantes palavras sugeridas e inválidas ("Inês", "fila", "cidade", pirosa" e "pneu") não consigo arranjar nenhuma explicação...
A lista foi construída na 6ª feira e ainda não está no dossier. Quando estiver, não aparecerão todas as palavras, por questões de espaço.
Esse trabalho deu para brincarmos na sexta. O Rodrigo disse estiveram a trabalhar o "ar", "er", "ir", "or" e"ur". Quando lhe perguntei que palavras disseram, ele respondeu "adivinha". E assim fui dizendo palavras, até acertar. Pelo caminho encontrei algumas que não estavam na lista deles (que ele dizia "boa, mãe") e não acertei noutras ("então não te lembravas desta?")... Foi um tempo bem passado no transito, regressando do dentista...
ResponderEliminar"Boa, mãe!" :-)
EliminarPilar