sábado, 26 de outubro de 2013

Caso de leitura: ar, er, ir, or, ur

A partir do "ir" de "irmãos", criámos a segunda lista de palavras com caso de leitura: ar, er, ir, or, ur.

Lado esquerdo do quadro.


Lado direito do quadro.
Não foi fácil construir estas listas. A coluna do lado direito da fotografia de baixo mostra isso mesmo: são sugestões de palavras que os alunos fizeram. Em "Teresa", "Sara", "ouro", "videira" e "Maria", a razão por detrás da sugestão está na grafia da palavra, pois em todas se encontra uma vogal e a seguir a letra "r". No entanto, logo de início eu tinha "avisado" que nem todas as palavras com "a/e/i/o/u" e a seguir um "r" poderiam ser incluídas nas listas, por a vogal estar numa sílaba e o "r" na outra. Dei o exemplo da palavra "parede" (apontando para a etiqueta afixada na sala), em que ao dividirmos a palavra em sílabas "pa-re-de" vemos que o "a" pertence à primeira sílaba e o "r" pertence à segunda. Esta divisão em sílabas não é (ainda!) evidente para as crianças, mas, pela oralidade, deveriam perceber que não dizem "par-ede"...

A palavra "móvel" foi sugerida por uma aluna que olhou para a etiqueta "armário", viu lá um "ar" e "leu" o que achava que estava escrito... Nem por um momento parou para dizer "para dentro" a palavra "móvel" e perceber que não se "ouvia" nenhum "ar/er/ir/or/ur".

Depois da palavra "malmequer" é que veio a palavra "queque", nitidamente sob influência da parte "quer" de "malmequer".

As palavras "livro" e "trigo" tiveram origem, creio, numa confusão entre os sons "ro/or" e "ri/ir".

A palavra "lenço" foi dita por uma criança cuja língua materna não é português. Parecia-lhe que a palavra tinha o som "er" (suponho que em vez de "en").

Para as restantes palavras sugeridas e inválidas ("Inês", "fila", "cidade", pirosa" e "pneu") não consigo arranjar nenhuma explicação...

A lista foi construída na 6ª feira e ainda não está no dossier. Quando estiver, não aparecerão todas as palavras, por questões de espaço.

2 comentários:

  1. Esse trabalho deu para brincarmos na sexta. O Rodrigo disse estiveram a trabalhar o "ar", "er", "ir", "or" e"ur". Quando lhe perguntei que palavras disseram, ele respondeu "adivinha". E assim fui dizendo palavras, até acertar. Pelo caminho encontrei algumas que não estavam na lista deles (que ele dizia "boa, mãe") e não acertei noutras ("então não te lembravas desta?")... Foi um tempo bem passado no transito, regressando do dentista...

    ResponderEliminar

Este blogue é de uma turma de crianças.
Por favor faça comentários adequados.