segunda-feira, 4 de novembro de 2013

A frase do Afonso Osório

Finalmente uma frase que não começava por "Eu"! :-)

A frase escolhida foi "Um autocarro bateu no carro do meu pai.". O autor foi o Afonso Osório.



A exploração desta frase foi muito interessante, pelo tipo de descobertas que alguns alunos fizeram. Pela primeira vez, um aluno leu uma sequência de três palavras que não tinham ligação a frases anteriores ou a listas de palavras já elaboradas. Foi um feito digno de registo, sem dúvida! Parabéns ao LP!

Por outro lado, foi a primeira vez que pedi para os alunos encontrarem ditongos nas palavras da frase. Aqui, uns tiveram sucesso, outros não. Houve uma aluna que descobriu a sílaba "ca" em "autocarro", identificando-a como parte da palavra "casa". Outra aluna descobriu que a mesma sílaba aparecia em "carro", mas não foi capaz de dizer que sílaba era; foi uma descoberta visual, mas não de leitura.

8 comentários:

  1. Pois, o Afonso não perdeu a oportunidade para contar o sucedido no fim de semana anterior... E antes mesmo de estar no caderno, já trazia a frase muito bem decorada e foi com muito orgulho que a disse ao pai.
    Ainda bem que foi uma frase muito interessante de explorar...
    Boa semana.
    Marta Osorio

    ResponderEliminar
  2. Que pena a primeira frase sem "eu" ter sido por este motivo... Esperamos que ninguém se tenha magoado...
    Quanto aos ditongos, agora parece que abriu a caça cá em casa. O Rodrigo passa a vida a identificar os ditongos quando fala e no que lemos!
    Paula e Nuno

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Afonso descansou-me a esse respeito: "Foi só um toquezinho", disse ele.
      Fico muito contente com o que me vai contando acerca do Rodrigo. É sinal que, apesar de ter começado o ano (e continuar) tão à frente dos colegas no campo da leitura, ainda há atividades e descobertas que lhe despertam o interesse. :-)
      Pilar

      Eliminar
  3. O LP não nos contou nada mas ficámos muito contentes ela adora ler está sempre a tentar ler tudo. Agora desafia a velocidade e tenta ler as tabuletas na autoestrada quando vai à casa dos avós...Obrigada professora pela forma como motiva as crianças.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelas suas palavras. Mas mais do que o que eu faço para motivar as crianças, o que tem mais influência é a vontade que as crianças têm de aprender. Quem quer e persiste, aprende mais depressa! É o caso do LP. :-)
      Pilar

      Eliminar
  4. Pela primeira vez a Francisca falou da frase, talvez pelo acontecimento em si e com alguma preocupação :( ... de facto a frase foi muito interessante em termos de aprendizagem.
    Helena e Miguel (Francisca G)

    ResponderEliminar

Este blogue é de uma turma de crianças.
Por favor faça comentários adequados.