domingo, 24 de novembro de 2013

Frases e mais frases

Na sexta-feira estivemos a formar novas frases com todos os elementos dos envelopes do quadro de pregas. Cada criança que sugeria uma frase ia montá-la com a colaboração de um(a) colega. No fim, utilizávamos o cartão com o nome para identificar o(a) autor(a).




Havia mais candidatos para dizerem frases novas, mas o tempo esgotou-se. Não faltarão oportunidades semelhantes, na escola, e espero que também não faltem em casa! :-)

sábado, 23 de novembro de 2013

Jardim completo (finalmente!)

As duas flores que tinham ficado por terminar foram finalmente terminadas, nos dias em que se fizeram as castanhas. Ficaram assim:

Castanhas divertidas em Jumpingclay

Na semana passada começámos a fazer castanhas em Jumpingclay. Esta semana terminámos as castanhas, acrescentando-lhes olhos (obrigatório) e nariz (opcional). Algumas castanhas ficaram com "óculos de sol" em vez de olhos, por opção do(a) artista ou devido a acidente...





Chamei-lhes "castanhas divertidas" porque ao olhar para elas sorrio sempre. Parecem mesmo bem-dispostas! :-)

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Mais frutos do outono

O Luís trouxe outros frutos do outono para a sala, para observarmos. Desta vez foram diospiros e romãs e algumas folhas das respetivas árvores.

Diospiros e romãs.

Folhas do diospireiro.

Folhas da romãzeira.

Um "close-up" da romã...
Mais uma vez aprendi qualquer coisa (todos os dias!), pois nunca tinha reparado nas folhas destas plantas.

Será que vou passar a reconhecer as folhas destas árvores? É que tenho uma grande incapacidade de guardar de forma permanente este tipo de informação sobre a natureza... Ah! Mas desta vez, tenho o blogue, pelo que, quando estiver com dúvidas, venho cá informar-me (qual Google, qual quê!). :-)

terça-feira, 19 de novembro de 2013

E a novidade é...

... que temos correspondentes!

Hoje recebemos uma carta coletiva e cartas de apresentação dos meninos da turma do 1º ano da Escola de São Vicente.

Hoje lemos o que nos enviaram e a partir de amanhã escreveremos as nossas respostas.

O placar dedicado à correspondência,
com tudo o que nos enviaram.

A carta coletiva, que o LP leu.

Dois exemplos de apresentação.

O tipo de informação que
nos deram sobre cada um(a).

Cada carta vinha num envelope. Os 20
envelopes estavam agrupados e tinham
a carta coletiva por cima. A fita dava um
aspeto festivo ao conjunto!


Hoje...

... a turma vai ter uma surpresa. E mais não digo (por enquanto)! :-)

domingo, 17 de novembro de 2013

"A Casa da Mosca Fosca"

No dia 7, de manhã, fomos à biblioteca da escola participar na segunda sessão prevista para as turmas do 1º ano. Desta vez a história ouvida e dramatizada foi "A Casa da Mosca Fosca". A professora Fátima, da biblioteca, ia lendo a história enquanto algumas crianças atuavam seguindo as suas indicações. Depois, repetiu-se a história até todos terem participado, já que todos estavam muito entusiasmados com a ideia.

Não vos vou contar a história. Se não a conhecerem e quiserem conhecer, peçam aos vossos filhos que a contem - eles saberão fazê-lo... :-)

Deixo-vos as fotografias. São imensas, e de certeza que ficavam melhor agrupadas num álbum, mas não o sei criar e pôr aqui, de modo que estão todas de seguida...

Primeira dramatização.











A letra usada pela Profª Fátima
não foi a que usamos, mas esse
facto não impediu a participa-
ção oral de todos.








Segunda dramatização.











Intervenientes da terceira dramatização.

Intervenientes da quarta dramatização.

A frase da Gabriela

A segunda frase da semana de 4 a 7 de novembro contava uma novidade da Gabriela. Ao contrário da frase da Inês, esta frase era longa e difícil q.b....



O desafio foi superado, com todas as palavras a serem lidas sem nenhuma ajuda especial da minha parte. Houve confusão entre "no" e "do" mas foi rapidamente ultrapassada.

Formámos novas frases misturando as duas frases novas e depois incluindo também palavras das mais antigas, e das listas de palavras.

Tal como aconteceu com a frase da Inês, não me lembro de mais pormenores devido ao tempo que já passou desde que explorámos a frase. Vou tentar aproximar os acontecimentos do registo dos mesmos...