quinta-feira, 13 de março de 2014

Organizar blocos lógicos

Há uns dias, desenhei dois círculos no quadro e apresentei quatro blocos lógicos à turma, desafiando-os a "arrumar" os blocos dentro dos círculos tendo em conta um critério que poderiam escolher.

Relembro que os blocos lógicos apresentam quatro características:
- forma (quadrados, retângulos, triângulos e círculos),
- cor (vermelhos, azuis e amarelos),
- tamanho (grandes e pequenos) e
- espessura (grossos e finos).

Aos pares, foram ao quadro para apresentar uma solução, mas não foi tão fácil como alguns pensavam que seria (agora que já se consideram "especialistas" em blocos lógicos ;-) ).

Com a colaboração de todos, lá se encontraram as várias possibilidades. Depois, apresentei outro conjunto de quatro peças e pedi o mesmo. É deste conjunto que tenho fotografias:

Critério utilizado: a cor.

Critério utilizado: a espessura (na fotografia não se percebe).

Critério utilizado: o tamanho.
 Ao contrário do primeiro conjunto, em que só havia peças de duas formas diferentes, este conjunto incluía peças de três formas (dois quadrados, um triângulo e um círculo), não dando para as colocarem em dois conjuntos apenas (dar, dava, mas o conceito de polígono ainda não foi trabalhado), por isso, depois de terem sido utilizados os critérios mostrados nas fotografias anteriores, eu desenhei outro círculo no quadro, dizendo apenas: "Talvez vos dê jeito..."*. Os alunos rapidamente perceberam para que servia o terceiro círculo.

Critério utilizado: a forma.
A seguir, como sou muito matreira, troquei o círculo por um retângulo, apaguei o círculo extra que tinha desenhado anteriormente e perguntei quem é que conseguia "arrumar" aquelas quatro peças em dois conjuntos, tendo em conta a forma. Primeiro disseram-me que não dava. Ou que deixavam uma peça de fora. Depois, descobriram que poderiam colocar os quadrados e o retângulo no mesmo conjunto, por serem todos quadriláteros. Parabéns!

Quadriláteros à esquerda, triângulo à direita.
*Adenda em 17-3-2014: Falando com a TC sobre este pormenor, ela recordou-me que não fui eu que desenhei o círculo; o que eu lhes disse foi: "Informo que podem utilizar giz. É capaz de vos dar jeito...". Na altura, olharam para mim com um ar desconfiado, mas depois acabaram por perceber o sentido das minhas palavras.

2 comentários:

  1. Como é divertido aprender matemática! Parabéns por estar sempre a encontrar formas de os manter motivados e entusiasmados!
    Paula e Nuno

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu de facto esforço-me para que aprender seja aliciante, para além de trabalhoso (inevitável!)...
      Pilar

      Eliminar

Este blogue é de uma turma de crianças.
Por favor faça comentários adequados.