Há uns dias, desenhei dois círculos no quadro e apresentei quatro blocos lógicos à turma, desafiando-os a "arrumar" os blocos dentro dos círculos tendo em conta um critério que poderiam escolher.
Relembro que os blocos lógicos apresentam quatro características:
- forma (quadrados, retângulos, triângulos e círculos),
- cor (vermelhos, azuis e amarelos),
- tamanho (grandes e pequenos) e
- espessura (grossos e finos).
Aos pares, foram ao quadro para apresentar uma solução, mas não foi tão fácil como alguns pensavam que seria (agora que já se consideram "especialistas" em blocos lógicos ;-) ).
Com a colaboração de todos, lá se encontraram as várias possibilidades. Depois, apresentei outro conjunto de quatro peças e pedi o mesmo. É deste conjunto que tenho fotografias:
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| Critério utilizado: a cor. |
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| Critério utilizado: a espessura (na fotografia não se percebe). |
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| Critério utilizado: o tamanho. |
Ao contrário do primeiro conjunto, em que só havia peças de duas formas diferentes, este conjunto incluía peças de três formas (dois quadrados, um triângulo e um círculo), não dando para as colocarem em dois conjuntos apenas (dar, dava, mas o conceito de polígono ainda não foi trabalhado), por isso, depois de terem sido utilizados os critérios mostrados nas fotografias anteriores, eu desenhei outro círculo no quadro, dizendo apenas: "Talvez vos dê jeito..."*. Os alunos rapidamente perceberam para que servia o terceiro círculo.
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| Critério utilizado: a forma. |
A seguir, como sou muito matreira, troquei o círculo por um retângulo, apaguei o círculo extra que tinha desenhado anteriormente e perguntei quem é que conseguia "arrumar" aquelas quatro peças em dois conjuntos, tendo em conta a forma. Primeiro disseram-me que não dava. Ou que deixavam uma peça de fora. Depois, descobriram que poderiam colocar os quadrados e o retângulo no mesmo conjunto, por serem todos quadriláteros. Parabéns!
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| Quadriláteros à esquerda, triângulo à direita. |
*Adenda em 17-3-2014: Falando com a TC sobre este pormenor, ela recordou-me que não fui eu que desenhei o círculo; o que eu lhes disse foi: "Informo que podem utilizar giz. É capaz de vos dar jeito...". Na altura, olharam para mim com um ar desconfiado, mas depois acabaram por perceber o sentido das minhas palavras.
Como é divertido aprender matemática! Parabéns por estar sempre a encontrar formas de os manter motivados e entusiasmados!
ResponderEliminarPaula e Nuno
Eu de facto esforço-me para que aprender seja aliciante, para além de trabalhoso (inevitável!)...
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