sábado, 15 de fevereiro de 2014

Problemas, problemas...

Há algumas semanas, depois da ida à Cinemateca (em que vimos o filme "O Circo", de Charlie Chaplin), apresentei a seguinte situação em Matemática:

"Num circo, havia 1 leão, 2 elefantes, 3 tigres, 4 pombas e 5 macacos."

Cada um dos grupos da sala recebeu uma folha com esta situação e uma questão (diferente para cada grupo) para resolverem em conjunto. Não foi imediato, mas lá se organizaram e, com alguma orientação, chegaram todos à resposta que lhes faltava.

"Quantas patas tinham os animais, no total?"*
"Se o dono do circo vendesse os macacos, com quantos animais ficaria o circo?"
"Quantos animais de 4 patas havia no circo?"
"Se as pombas fugissem, com quantos animais ficaria o circo?"
"Quantos animais havia no circo?"
"Quantos olhos tinham os animais, no total?"
Nas fotografias apresentadas, os grupos estão a preparar a comunicação do seu trabalho ao resto da turma.

As comunicações não foram fáceis de fazer, porque ler o enunciado e explicar as estratégias utilizadas para chegar à solução, de maneira a que outras pessoas consigam ouvir e perceber... não é tão simples como pode parecer à primeira vista (algumas crianças pensavam que seria facílimo)! E depois ainda tiveram de ouvir e responder às questões que os colegas lhes fizeram.

Sem mostrar rostos, aqui estão algumas fotografias tiradas durante as comunicações:





* Quando preparei as questões, decidi simplificar esta questão, alterando-a para: "Quantas patas tinham as pombas e os macacos, no total?". Mas, ao distribuir as folhas, esqueci-me de verificar se estava a dar a primeira versão (mais difícil) ou a segunda versão, e a que dei foi a primeira (que tinha sido impressa com a mesma cor)! Só me apercebi do engano quando o grupo já estava bem encaminhado para chegar à resposta da versão difícil, por isso assim ficou! 

Temos na sala os problemas e resoluções em "exposição", como podem ver nesta fotografia:

6 comentários:

  1. Aqui está a prova de como aprender matemática pode ser divertido... (o problema é quando eles se entusiasmam com a diversão e atrapalham a lição...).
    Acreditamos, sem dúvida, que esta forma de ensinar pode fazer a diferença!
    Paula e Nuno

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    1. Acabei ver os cadernos do M e L. Estamos maravilhados. tanto trabalho professora Pilar e sempre com comentários construtivos e atenciosos

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    2. Obrigada por contribuírem também para um ambiente positivo com as vossas palavras!
      Pilar

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  2. Boa tarde professora Pilar
    Esta atividade escapou-nos! A Sara tem contado tanta coisa, mas esqueceu-se de referir essa. Se calhar ficou "atrapalhada" com tantas patas! Realmente essa atividade matemática já exige muito raciocínio. Que bom. Continue o excelente trabalho.
    Aurea Garcia

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