Na semana passada, dei a cada criança uma folha com a frase do Lourenço sobre o fim de semana: "Estive em casa com a minha família." Cada aluno(a) rodeou o que conseguia ler sozinho(a), servindo-se do código dado: se conseguisse ler a totalidade da frase, rodeava-a em amarelo; se conseguisse ler algumas palavras, rodeava-as em azul; se conseguisse distinguir sílabas dentro de palavras (que poderia, ou não, conseguir ler por inteiro), rodeava-as (às sílabas) em vermelho; se conseguisse descobrir "bocadinhos" (como ditongos, mas não só), rodeava-os em castanho.
Depois deste trabalho individual, os alunos partilharam as suas descobertas num momento de trabalho coletivo. Seguiu-se a formulação de perguntas ao autor da frase, com o objetivo de preencher algumas lacunas de informação.
A seguir, reescreveu-se o texto de modo a incluir a informação obtida. O resultado desta reescrita foi para o dossier (depois de escrito no computador e impresso, obviamente) - e não a frase inicial.
No dia seguinte ao da reescrita, houve nova sessão de leitura e descoberta de palavras, sílabas e "bocadinhos". As descobertas pareciam não ter fim...
 |
| Não se consegue ver bem... |
A estrutura do trabalho realizado com a frase / o texto do Lourenço e brevemente descrito neste
post será a estrutura utilizada com as próximas frases, a primeira das quais já esta semana.
Cada vez fico mais espantada com esta forma de ensinar tão diferente do nosso tempo.e os nossos filhos gostam tanto. Obrigada
ResponderEliminarObrigada pelas simpáticas palavras!
EliminarPilar
De descoberta em descoberta se constroem os saberes e se reforça a confiança!
ResponderEliminarParabéns por continuar a desenvolver este método (embora acarrete muito mais trabalho para si! :-) ).
Paula e Nuno
Obrigada pelas vossas palavras. :-)
EliminarConsidero que a Sra Professora Pilar com uma qualidade de excelência perante os trabalhos efetuados . Tenho um neto a frequentar o 1º ano . Considero -o bastante desenvolvido , nomeadamente a nivel do português, matemática e desenho. O seu envolvimento com a escola é um prazer que se renova em cada dia.Em casa é muito responsável e procura fazer sempre o melhor para saber tudo o que aprende na escola.
ResponderEliminarObrigada pelas suas palavras!
EliminarPilar