domingo, 29 de setembro de 2013

A frase do Diogo

Na segunda semana explorámos outra frase, desta vez do Diogo.


Assim que a frase foi escrita no quadro, houve quem reconhecesse a palavra "Eu" e o nome do colega. O "à" foi  confundido com o "a" da frase da Stela, o que não é de estranhar, nesta fase inicial. O "fui" foi descoberto através da lógica (de estar entre "Eu" e "à" e por começar por "f", tal como "fóssil" - palavra que o aluno tinha no seu caderno diário). A última palavra, "quinta", foi descoberta com bastante ajuda e depois de muitas hipóteses de nomes de lugares (o que acabou por originar a primeira lista de "palavras com tema" no dossier). [Ver o post seguinte.]

No quadro de pregas, misturámos palavras da frase da Stela com palavras da frase do Diogo, criando novas sequências. Sem surpresa (para mim), algumas crianças diziam "Eu vou a casa dos meus primos." mesmo que a frase fosse "Eu fui a casa dos meus primos". Confrontados com as duas palavras ("vou" e "fui"), percebiam a diferença. Este é apenas um exemplo, pois houve outras misturas.

Montar outra vez as duas frases originais, no quadro de pregas, foi um grande desafio, especialmente para o par que montou a frase da Stela (por ser maior). Estava uma grande confusão, mas com ajuda do texto afixado, acabaram por conseguir reordenar as palavras.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Este blogue é de uma turma de crianças.
Por favor faça comentários adequados.