domingo, 29 de setembro de 2013

Primeiro gráfico do ano

Fizemos um gráfico sobre o número de irmãos de cada aluno(a). Entre outras coisas, descobrimos que só sete crianças são (por enquanto?) filhas únicas. Quem tem seis irmãos não pertence ao gráfico, pois não é aluna (sou eu)... Se do lado esquerdo estivesse escrito "Número de pessoas do 1º 3ª", já pertenceria legitimamente ao gráfico. Mas, em certa medida, como os alunos também me ensinam coisas, sou parcialmente "aluna"...

Ficou um gráfico muito "tosco", mas passava a informação
pretendida de forma compreensível - e isso é o principal.
No dia seguinte, em conjunto, respondemos a algumas questões sobre a informação do gráfico. As perguntas que não tinham resposta imediata deram uma "trabalheira", mesmo com toda a minha ajuda. Até saía "fumo das cabeças"! :-)

Palavras com tema

O segundo separador do dossier tem como título "Palavras com tema". Depois de duas frases acerca de lugares ("casa" e "quinta" - nas frases da Stela e do Diogo, respetivamente), a primeira lista foi naturalmente uma lista de lugares, sugeridos pelos alunos.


Tive de rejeitar algumas sugestões, como "médico", "trabalho" ou "Pingo Doce" / "IKEA" / "AKI" / "Dolce Vita".

Apesar de dizermos que vamos ao "médico", médico não é realmente um lugar, é uma pessoa.

Apesar de dizermos que vamos para o "trabalho", este é uma atividade que se realiza num determinado lugar (o meu realiza-se numa escola...).

"Pingo Doce" e companhia tive de rejeitar porque, apesar de realmente serem lugares, são demasiado específicos. Na lista do dossier ficaram as palavras "supermercado", "loja" e "centro comercial", genéricas.

"Jardim Zoológico" é um bocadinho a exceção
 à regra que enunciei...

Agora, com estas palavras, os alunos podem escrever frases como "Eu fui à praia / biblioteca / feira, etc..". No caso dos lugares que são palavras masculinas, rapidamente perceberão que, tal como não dizem "Eu vou à jardim.", e sim "Eu vou ao jardim", também não deverão escrever, pois a escrita corresponde ao registo da fala.

No entanto, a criança que escrever "Eu vou/fui à parque." deverá ser elogiada pela iniciativa e o reparo acerca do "à" / "ao" ser feito muito ao de leve, ou não ser feito sequer, de início.

A frase do Diogo

Na segunda semana explorámos outra frase, desta vez do Diogo.


Assim que a frase foi escrita no quadro, houve quem reconhecesse a palavra "Eu" e o nome do colega. O "à" foi  confundido com o "a" da frase da Stela, o que não é de estranhar, nesta fase inicial. O "fui" foi descoberto através da lógica (de estar entre "Eu" e "à" e por começar por "f", tal como "fóssil" - palavra que o aluno tinha no seu caderno diário). A última palavra, "quinta", foi descoberta com bastante ajuda e depois de muitas hipóteses de nomes de lugares (o que acabou por originar a primeira lista de "palavras com tema" no dossier). [Ver o post seguinte.]

No quadro de pregas, misturámos palavras da frase da Stela com palavras da frase do Diogo, criando novas sequências. Sem surpresa (para mim), algumas crianças diziam "Eu vou a casa dos meus primos." mesmo que a frase fosse "Eu fui a casa dos meus primos". Confrontados com as duas palavras ("vou" e "fui"), percebiam a diferença. Este é apenas um exemplo, pois houve outras misturas.

Montar outra vez as duas frases originais, no quadro de pregas, foi um grande desafio, especialmente para o par que montou a frase da Stela (por ser maior). Estava uma grande confusão, mas com ajuda do texto afixado, acabaram por conseguir reordenar as palavras.

sábado, 28 de setembro de 2013

Novidade: nova aluna

Uma vez confirmado que o aluno Santiago está a frequentar outra escola, ficámos com uma vaga na turma... por pouco tempo!

A partir de 2ª feira, dia 30, a Gabriela Khoma fará parte do 1º 3ª. É uma menina que muitos dos alunos já conhecem, pois frequentou o J. I. de Telheiras.

Bem-vinda, Gabriela! :-)

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Para os pais #4 (Balanço da segunda semana)

Respiro fundo antes de escrever... É que esta semana, não sendo a primeira, nem por isso foi mais fácil, quer para os alunos, quer para mim. Para mim, o mais cansativo foi a conversa constante (não de todos, mas dos suficientes para perturbar), que, obviamente, trazia como consequência a distração, que por sua vez levava a atrasos na realização dos trabalhos, e tudo misturado com chamadas de atenção gradualmente mais severas - nada de bom, portanto!

Felizmente, houve também algumas conquistas importantes: mais uns passos na leitura, muita coragem na escrita, um nível de empenho extraordinário em algumas crianças. Outras ainda estão a "situar-se" neste mundo da leitura e da escrita e percebe-se que só vão arriscar quando sentirem mais segurança. Ambas as posturas são normais.

Partilharei algumas atividades da semana nos próximos posts... assim que possível.

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Para os pais #3 - Primeiro T.P.C. do ano!

Como disse na reunião de início de ano, não sou uma defensora acérrima da existência de Trabalhos Para Casa, mas gosto que as crianças trabalhem em casa por vontade própria. Tudo o que for descoberta e interesse por aprender é bom. Nesta fase, lerem ou tentarem ler o que quer que seja que os rodeia é muito bom.

No entanto, também não sou fanática da inexistência de trabalhos de casa marcados - os que são conhecidos por T.P.C.. Assim, marquei hoje um T.P.C.. Foi engraçado ver a emoção de algumas crianças por terem o seu primeiro T.P.C.! Também houve quem se escapasse da sala "como quem não quer a coisa", deixando para trás o caderno onde está colada a folha do trabalho...

sábado, 21 de setembro de 2013

A primeira pintura com aguarelas

Depois de algumas indicações sobre como pegar e utilizar (e sobretudo como não utilizar!) o pincel, para não danificar os pelos, os artistas do 1º 3ª fizeram a primeira pintura do ano. Eis os resultados:




Merecem ou não o nome de artistas? Eu acho que sim...

A frase da Stela

Como já devem ter visto, há uma frase a seguir ao primeiro separador do dossier.

Essa frase está presente na sala de várias formas, que surgiram em momentos de trabalho distintos:

 
As linhas coloridas assinalam as descobertas dos alunos (identificados pelas iniciais). 

Quadro de pregas

Com as palavras separadas, fizemos várias atividades de leitura, incluindo baralhar e reconstruir a frase, ler palavras isoladamente, ler a frase incompleta (com uma ou mais palavras viradas ao contrário, que não poderiam ser lidas/ditas em voz alta por não estarem visíveis)...

As cartolinas com as palavras da frase da Stela estarão no quadro de pregas até serem substituídas pelas de uma nova frase (para a semana). Nessa altura, serão guardadas num envelope A4 e ficarão disponíveis para os alunos utilizarem autonomamente.

A leitura e a escrita...

Explorámos algumas questões relacionadas com a escrita e a leitura.
 
Para conseguirem ler as respostas, cliquem nas fotografias (e elas aparecem maiores).
 






sexta-feira, 20 de setembro de 2013

O novo nome do blogue

Na terça-feira falámos sobre o blogue na sala. Pedi aos alunos que dessem sugestões para um novo nome. As propostas (e as iniciais dos autores das mesmas entre parênteses a seguir) foram as seguintes:

"Sala da Música" (LP) - 8 votos;
"Sala dos Meninos" (AO) - 1 voto;
"Turma da Pilar" (manter o nome provisório) - 0 votos;
"Sala dos Amigos" (MP) - 0 votos;
"A melhor turma da Pilar" (LVe) - 16 votos;
"Sala da Professora Pilar" (não apontei o nome do autor, por lapso) - 0 votos.

Assim, o nome do blogue vai passar a traduzir a modéstia do 1º 3ª...

P.S. - As iniciais são as do primeiro e último nomes de cada criança.

Para os pais #2 (Balanço da primeira semana de aulas)

Esta primeira semana foi muito intensa! Muita emoção, muito trabalho, muita alegria... algum choro de saudades da família, alguns "Não gosto... da sopa / do iogurte / da salada de frutas / do pão com queijo / das bolachas / ...", muitas chamadas de atenção ("Sentem-se direitos" / "Agora não é para estar a falar" / "Não podes ter tudo espalhado em cima da mesa" / ...). Enfim, foi mesmo uma semana intensa!

O balanço é positivo e tenho quase, quase, a certeza que para a semana será melhor ainda. :-)

domingo, 15 de setembro de 2013

Para os pais #1

Pais,

Amanhã, dia 16, encontrarão esta cartolina ao pé da sala 6. A ideia é escreverem uma mensagem aos vossos filhos numa folhinha branca e prenderem-na na cartolina, no espaço que tem o nome deles.

Ao lado do cesto cor-de-rosa estará a folha para autorizarem que as crianças sejam fotografadas, como combinado na reunião do dia 12.

Não contem às crianças - é uma surpresa!


Criando etiquetas de R a T

Terceiro post com o mesmo objetivo.

Criando etiquetas de L a P

Segundo post com o objetivo de criar etiquetas.

Adenda em janeiro de 2014: WN aparece neste post porque eu andava enganada acerca de qual era o nome próprio e qual o apelido... Antes pensava que as iniciais eram NW, e não WN... :-)

Criando etiquetas de A a J

Criei esta mensagem para poder criar as etiquetas com os nomes dos alunos. Como há limite, não caberão todas neste post, por isso escreverei outras mensagens com o mesmo fim.